quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Só faltou o título


Só faltou o título
Autor: Reginaldo Pujol Filho
Editora: Record
Capa: Samir Machado de Machado
Fontes: Helvetica Neue e Caslon

Só faltou o título, primeiro romance do escritor gaúcho Reginaldo Pujol Filho, versa sobre Edmundo, um revisor freelance com pretensões de se tornar escritor, amargurado pela falta de respostas que recebe de editoras sobre os originais que envia, e que destila seu amargor contra tudo e contra todos - editores, escritores, críticos e até a própria editora que lança o livro - a Record.



Trabalhamos em cima de algumas idéias, como o vício do protagonista em Epocler, o seu próprio trabalho de revisor e, a idéia que pareceu mais promissora desde o começo, as caixas de livros que Edmundo recebe em casa, e que vão se acumulando até formarem uma parede claustrofóbica. Dentro dessa idéia, em trocas de email com o pessoal da editora, pedi que me mandassem fotos de como eram as próprias caixas de livros usadas na editora Record, uma vez que a própria editora está presente no livro.

Tenho um método, que só funciona quando o autor mora na mesma cidade, que é de tomar um café com ele dentro de alguma livraria, onde vamos trocando idéias e já separando das prateleiras algumas capas que achamos que tem relação com o que temos em mente. Uma pergunta que sempre faço é: quando escrevia e imaginava o livro pronto, que cor ou impressão geral imaginava que o livro teria? No caso, o Reginaldo foi enfático: um tom alaranjado, de papelão ou papel velho.


Dentro dessa idéia, nos agradou as implicações metalínguisticas, e evoluimos de uma primeira versão, onde havia somente uma pequena pilha de caixas, para uma verdadeira parede de caixas que dão conta da claustrofobia literária do persoangem.

Uma segunda questão era deixar claro que o título do livro fosse "Só faltou o título", e não "Cuidado: Livros", questão resolvida com o título aplicado dentro de um box branco e neutro sobreposto à montagem. E, claro, em todas as caixas empilhadas, há um elemento ausente: faltaram os títulos.

Um comentário:

Davi Boaventura disse...

Samir, não sei se te interessas, mas, pelo menos para mim, enquanto seu leitor, fico vem curioso em ver as capas descartadas, e os motivos por trás de cada decisão. Apenas uma ideia solta aí.

AddThis