quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Monstros Fora do Armário




Monstros fora do armário
Autor: Flávio Torres
Design: Samir Machado de Machado (capa) e Guilherme Smee (miolo)
Editora: Não Editora

Este blog passou o mês de setembro parado, sobretudo pelo acúmulo de trabalho que me impedia de ficar flanando virtualmente atrás de capas. Parte desse trabalho, começo a colocar aqui, iniciando por Monstros fora do armário, de Flávio Torres, novo lançamento da Não Editora.




O livro reúne 11 contos, divididos em três partes - concepção, gestação e legado -, sendo que destes, nove se concentram na parte gestação. As histórias envolvem a relação dos personagens com suas descendências e ascendências ou, nas palavras do autor, pessoas que tiveram filhos pelos motivos errados. Essa relação ora triste ora sinistra era o qeu queríamos passar na capa, com esse "vazio" afetivo simbolizado no corte circular que vaza para o título, impresso no verso da orelha.
Uma simulação do recorte na capa

Testamos algumas opções antes de chegar na versão final, algumas completamente descartadas, outras evoluindo para a versão que se vê aqui.



No miolo, o projeto gráfico do Guilherme Smee buscou transmitir uma sensação de sufoco que não resultasse em pesar a leitura, optando por concentrar o texto num box central, e ir escurecendo as páginas conforme o livro avança para o final, terminando, no último conto, com o texto em negativo.



A fonte usada no miolo é a Arno Pro.


8 comentários:

Alexandre Kovacs disse...

Parabéns, o efeito final ficou ótimo com destaque para a expressão de abandono e fragilidade do menino.

Tuca. disse...

Que. Máximo.

Não tem como desconfiar que a capa tem um buraco, só olhando a imagem. Mas, depois que o detalhe é revelado, você fica "ahhhhhnn, assim sim!"

Creio que ficou melhor assim mesmo. As opções omitindo rostos lembraria muito o estilinho Vila-Matas (que é lindo, nada contra).

Pergunta: apenas as páginas iniciais dos contos vão escurecendo, ou o livro todo é em degradê.

Tuca. disse...

Ah, e tem fotos no interior ou é só no comecinho mesmo?

Samir Machado disse...

Oi Tuca,

É o livro todo. O primeiro conto é branco. Os nove contos de "gestação" são cinzentas e o "legado" é negativo.

Tuca. disse...

Bah. Deve ter ficado massa, até pra olhar o livro fechadinho.

Davi B. disse...

Muito, muito, muito bom. A Não é de uma qualidade espetacular neste quesito. Parabéns!

Douglas Lucas disse...

Samir, primeiramente parabéns pelo blog. Passo sempre por aqui. O conceito da capa ficou 10. A janela vazando para a orelha é o tipo de recurso que gera no leitor aquela reação "que bacana", e isso é muito legal. Também sou capista:
www.douglaslucasdesign.blogspot.com
Apareça por lá! Um abraço.

Unknown disse...

Samir, parabéns, a capa ficou linda, adorei, me instigou a buscar o livro e o li, e adorei tb. queria poder dizer ao Flávio isso, que ele acertou em cheio. Parabéns aos dois ;)
abraçoos

AddThis