quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Ficção de Polpa: Aventura!




Ficção de Polpa: Aventura!
Autores: vários
Design: Samir Machado de Machado
Ilustração: Jader Corrêa (arte), Matias Strebb (cor)
Editora: Não Editora
Fontes: Bernard Condensed, CC Spills e Agency.

Lançado nesse mês de dezembro, o quinto volume da coleção Ficção de Polpa (e segundo dentro da nova fase "temática" da coleção) veio focado no gênero de aventura, trazendo contos de seis autores brasileiros e um conto bônus.

clique para ampliar

A capa foi produzida por Jader Corrêa (ilustração) e Matias Strebb (cores), com direção de arte minha. A intenção, claro, é a de emular o estilo dos pulps de aventura, em especial de revistas como Adventure - e a possibilidade de se fazer uma capa com dinossauros é sempre imperdível. As referências, tanto de posicionamento espacial quanto de cor, contudo, foram mais contemporâneas: a capa dos jogos da série Uncharted.
Esboços do artista Jader Corrêa para a capa (clique para ampliar)

Dos primeiros esboços ao resultado final, algumas alterações e decisões foram sendo tomadas. O Jader trouxe a referência do Doc Savage para o personagem principal (mas nada de bigodinhos!). Já a mocinha, pedi que trocasse o vestido de festa por algo mais contemporâneo na escolha do figurino (Laura Dern em Jurassic Park foi a referência usada), até porquê até hoje, dentro do clichê de se ter mocinhas em perigo no meio da selva usando vestidos de festa (provavelmente derivados do primeiro King Kong), só Spielberg em Indiana Jones e o Templo da Perdição encontrou uma forma lógica de criar uma situação assim, então partimos para blusa e shorts mesmo.




Os contos são Por favor, não toque nos dinossauros, de Bruno Mattos, Melhor Servido Frio, de Carlos Orsi, A Igreja Submersa, de Simone Saueressig,  A Jóia de Évora, de Christopher Kastensmidt, Virtude Selvagem, de Júlio Ricardo da Rosa, e Seis Quilômetros, de Carlos André Moreira, mais o conto O Aranha - uma aventura amazônica, de Arthur O. Friel, escritor, jornalista e aventureiro americano inédito em português, que se tornou popular na década de vinte escrevendo aventuras sobre dois seringueiros brasileiros, Pedro e Lourenço, na Amazônia.



O projeto gráfico emula o estilo das antigas revistas pulp norte-americanas publicadas na primeira metade do século XX, com diagramação em duas colunas, ilustrações de abertura em cada conto, e intercalado por anúncios publicitários originais da época - e que, de certa forma, se relacionam com o conteúdo do conto em que estão inseridos.


Os anúncios que ilustram as páginas foram pesquisados em diversos jornais e revistas brasileiros, como as extintas Revista do Globo e O Cruzeiro, os jornais O Estado de S. Paulo e Zero Hora, e a revista Seleções de Readers Digest.


Assim, o conto Seis Quilômetros, que acompanha as agruras de um pracinha da FEB na Itália ocupada pelos nazistas, é ilustrado por anúncios de guerra publicados na imprensa brasileira na época, como propagandas de bonus de guerra, economia de energia, e doação de borracha. Virtude Selvagem, uma história de piratas, vem ilustrada por um anúncio de Rum. Isso, sem contar a ilustração que acompanha o índice, que discorre sobre a importância de uma mulher levar sempre consigo o seu Colt.

Uma pequena curiosidade: a foto de Macchu Picchu de fundo foi produzida in loco especialmente para esse volume de Ficção de Polpa.
A tradicional faixa bônus abre com uma página de abertura que emula a tela de título de um filme clássico de aventura. O conteúdo é exclusivo da edição impressa do volume, não estando presente no ebook.

A sessão "Ao leitor voraz" traz dicas de leitura relacionadas aos temas abordados em cada conto.

As ilustrações foram produzidas por Jéssica Albuquerque, Romano Corá, Elvis Moura, Fernando Gil, Rodger Goulart e este aqui que vos escreve.

Um comentário:

Davi B. disse...

Notícia sensacional, esse novo lançamento. E o projeto gráfico, como sempre, muito belo. Para mim, a Ficção de Polpa é um dos produtos mais legais do cenário literário brasileiro. Recomendo para todos os meus amigos. parabéns!

AddThis