sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Odisséia

Design de Gabriela Castro e Elaine Ramos



Odisséia
Autor: Homero
Designers: Gabriela Castro e Elaine Ramos
Editora: Cosac Naify
Capas da edição especial e edição comercial (clique para ampliar).
Edições da Odisséia, no Brasil, houve muitas; mas nenhuma teve o impacto visual que a edição da Cosac Naify lançou em junho do ano passado. A imponência grandiosa que esta edição agrega ao livro é tal que complementa o próprio aspecto épico do poema de Homero (fazendo desta edição, como apontou a revista Brasileiros, uma "edição épica" em si). Aliando arte e literatura, fazendo do livro enquanto objeto físico uma obra de arte em si, é seguramente um dos livros mais belos que já tive a oportunidade de ter em mãos, da encadernação ao papel à cada mínima escolha de design ou de produção, unindo o trabalho das designers Elaine Ramos e Gabriela Castro aos do artista plástico Odires Mlászho. Abaixo, uma entrevista com a designer Gabriela Castro, da Cosac Naify, co-autora do projeto gráfico junto com Elaine Ramos, falando sobre o processo criativo desse trabalho.
Desdobrando a sobrecapa
Como você se tornou designer de livros?
Quando optei pela faculdade de design gráfico, já tinha um grande interesse em trabalhar com livros. Anos depois, entrei na Cosac Naify na área de marketing, produzindo os materiais de divulgação dos livros. Após três anos, comecei a trabalhar projetando os livros como assistente da Elaine Ramos.
Guardas da edição especial


Guardas da edição comercial
O que você acredita que faz de uma capa de livro uma boa capa de livro?
Uma boa capa de livro deve traduzir seu conteúdo e tornar o objeto livro atraente – além disso deve dialogar com o projeto gráfico como um todo reforçando a experiência da leitura.
Como foi o processo criativo desse livro? Qual a maior dificuldade em pensar duas versões do mesmo livro (a edição especial ea comercial)?
Esse projeto surgiu com a ideia de ser um livro de destaque da editora, que faríamos um casamento entre arte e literatura, caminho que a Cosac Naify já vem seguindo há algum tempo, como por exemplo: Primeiro amor com a artista plástica Célia Euvaldo, Alice no país das maravilhas com Luiz Zerbini e Decameron com ilustrações de Alex Cerveny. Decidimos propor o projeto ao artista plástico Odires Mlászho. Sua obra tem uma forte relação com o universo dos livros, com a ideia de acumulação cultural que eles representam, trabalhando sempre com colagens, múltiplas camadas, adensamentos, características que teriam um diálogo interessante com o texto da Odisseia, que atravessou toda a história do ocidente, sendo traduzido e editado inúmeras vezes.
Elaine e eu lemos o clássico e desenvolvemos o projeto gráfico, desde a escolha da fonte e cor até como entrariam as colagens, cada uma referente a um dos cantos, nas duas edições: da especial com as pranchas e da edição comercial com colagens apenas na capa e guardas.
Quais as dificuldades encontradas no processo (e como foram resolvidas)?
A dificuldade é fazer com que o projeto gráfico traduza visualmente o conteúdo e que o objeto funcione em todos os aspectos: forma, peso e volume.
E, é claro, o difícil é torná-lo viável financeiramente. Nesse caso, ter duas edições ajuda na viabilidade do projeto já que as duas compartilham o mesmo miolo. No entanto, tivemos que fazer a opção das colagens entrarem apenas na edição especial para conseguirmos reproduzi-las com qualidade e mais fiéis ao original.
Houve alguma etapa de preparação antes de começar o trabalho em si?
Foi um processo muito bacana para mim: tivemos a primeira conversa no início do ano e desde então realizamos encontros semanais nos quais discutíamos o processo e a técnica que seria utilizada para o livro. Foram quatro meses de trabalho conjunto.

lombada da edição especial
lombada da edição comercial
O que você diria que faz com que essas capas funcionem, que faz com que sejam o que são?
Acho que conseguimos criar capas fortes com a relação entre a tipografia, o "O" e o "H" quase como um selo e as colagens de Odires. Na capa da edição comercial isso fica muito mais em evidência e ganha força; na capa da edição especial, a sobrecapa com mais duas colagens e hot stamping também se destaca.

Verso das duas edições
Gabriela Castro é designer formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Trabalha na Cosac Naify há sete anos e é uma das integrantes do estúdio Bloco gráfico. Ganhou o Prêmio Aloísio Magalhães oferecido pela Fundação Biblioteca Nacional de melhor projeto gráfico de 2011 com o livro Apreensões, de Bob Wolfenson. Teve trabalhos selecionados para a 10ª e 11ª Bienal Brasileira de Design Gráfico da ADG e, em 2014, a capa que criou para o livro Avenida Niévski, em parceria com Elaine Ramos, foi eleita a melhor da categoria no I Premio Latino americano de Design Editorial.


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