quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Todos nós adorávamos caubóis

 Capa por Elisa von Randow


Todos nós adorávamos caubóis
Autora: Carol Bensimon
Designer: Elisa von Randow 
Editora: Companhia das Letras
Foto: Roberta Sant'Anna
Fonte: Frontage Bulb

Clique para ampliar

O novo livro da Carol Bensimon, com lançamento essa semana, Todos nós adorávamos caubóis, serve de modelo para duas situações: a primeira, saber usar uma boa imagem e deixa-lá falar por si só - quantas capas tem imagens lindas e expressivas mas são estragadas por uma intervenção desnecessária? A capa do livro da Carol é um exemplo bem sucedido dessa forma de minimalismo: a fonte escolhida complementa à perfeição o tema de road-livro. A segunda situação para o qual essa capa serve de modelo é o de ouvir o autor. Nem sempre o autor é a pessoa mais indicada para pensar no livro enquanto objeto e produto, e no posicionamento comercial necessário (houve um, certa vez, que me pediu que a capa do seu livro fosse a própria lápide, simulando sua morte. Consegui convencê-lo a não seguir nessa linha). Contudo, sempre pode sair coisa boa dessa relação.

A foto em questão, por sinal é de Roberta Sant'Anna, e aqui segue um link para o site da fotógrafa.


A foto original, por Roberta Sant'Anna


Abaixo, segue-se uma rápida entrevista com a designer Elisa von Randow, responsável pelo belo resultado final da capa.


Como você se tornou uma designer de livros?
Sempre fui apaixonada pelos livros e pela leitura, mas foi quando trabalhei no Máquina Estúdio, de Kiko Farkas, que conheci o lindo ofício de desenhar livros.

O que você acredita que faz de uma capa de livro ser uma boa capa de livro?
Eu gosto de imaginar que a capa de um livro é um pequeno cartaz. Ela deve comunicar com rapidez e poucos elementos o universo daquele livro e despertar a curiosidade do leitor. Ela deve ser um casamento harmônico entre tipografia, imagem e cores. Mesmo quando for delicada, deve ser forte, concisa e direta.

Como foi o processo criativo para esta capa?
Esta capa foi curiosa, pois ela partiu de uma foto sugerida pela própria autora. De cara, gostei muito da imagem, mas depois de ler o livro, concordei que seria perfeita para a capa, principalmente pelo o que ela não mostra, apenas sugere.

Você costuma ler o livro antes de fazer a capa? Qual a importância de se ler o livro antes?
Ao meu ver é fundamental ler o livro. O estilo do autor, a evolução da trama, o universo das personagens, tudo isso é determinante para a escolha dos elementos de criação da capa.

Qual a fonte utilizada?
Frontage Bulb. Ela me passa a ideia de letreiros de beira de estrada. Também acho que o lettering parece estar aceso pelo abajour da mesa de cabeceira.

Nenhum comentário:

AddThis