quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Avenida Niévski

Design e Projeto Gráfico de Elaine Ramos e Gabriela Castro 



Avenida Nievski
Autor: Nikolai Gógol
Designers: Elaine Ramos e Gabriela Castro
Editora: Cosac Naify

O conto Avenida Nievski é a mais nova adição à linda Coleção Particular da Cosac Naify, que se caracteriza, conforme explica a designer Elaine Ramos, que nos cedeu gentilmente uma entrevista aqui para o blog, em "buscar para o projeto gráfico uma tradução visual do texto".  O conto aborda dois jovens flaneurs, um pintor sensível e ingênuo e um oficial orgulhoso, que perseguem duas diferentes moças que cruzam seu caminho pela movimentada avenida que era o centro da vida russa na sua época.

Os livros vêm embrulhados por uma reprodução do jornal Sangtpetersburgkiia Vdomosti de 1º de janeiro de 1835

O livro vem dividido em dois volumes, o primeiro contendo o conto em si, o segundo, com o texto Notas de Petersburgo de 1836, artigo de Gógol sobre a vida cultural da São Petersburgo de sua época. Uma reprodução de jornal da época embrulha a ambos, mas esse não é o único diferencial dessa edição charmosa que editora publica.


A disposição do texto nas páginas está dividida em dois blocos espelhados, numa referência ao fluxo dos passantes por ambos os lados da via. Para representar uma referência à passagem do tempo feita por Gógol no início do texto, o livro é impresso em laranja e azul, o que dá a sensação do dia e da noite, como se as horas passassem ao longo do passeio. “O texto começa na descrição da avenida, parte para as histórias dos dois rapazes e se encerra outra vez com a avenida, então procuramos reproduzir essa ida-e-volta”, explica Elaine, que assina o projeto gráfico junto com Gabriela Castro.

O livro reproduz as litogravuras de Panorama Nievskovo Prospiekta, de I. Ivánov e P. Ivánov, que por sua vez reproduziam uma aquarela de Vassíli Sadonovnikov, publicadas entre 1830 e 1835 por André Prevost.


“Contratamos uma moça na Rússia para a pesquisa iconográfica. Originalmente pensamos em utilizar anúncios da época, de produtos, já que o texto coloca bastante destaque na vida cotidiana, no aspecto comercial da avenida. Mas os anúncios eram na maioria tipográficos. Foi no livro do Marshall Berman, Tudo o que é sólido se desmancha o ar, em que ele cita o Avenida Nievski, que encontramos a referência à uma reprodução da avenida – por coincidencia, exatamente da mesma época em que o texto foi escrito, se não for do mesmo ano.


A produção gráfica do livro, segundo Elaine, foi bastante simples. “O primeiro, o Avenida Nievski, são apenas duas cores pantone, e o Notas de Petersburgo, uma.” Mesmo no jornal que embrulha os dois livros, houve um trabalho manual simples, apenas com dobras e vincos. “As pessoas de fato embrulhavam coisas em jornal, e queriamos reproduzir isso com o livro”.


Enquanto os livros digitais avançam no mercado, um projeto gráfico como o de Avenida Niévski é, segundo Elaine, a reposta para a pergunta sobre o papel de design nesse novo cenário.  “Não faz sentido um livro que não se justifica como objeto, um livro que tira partido do livro-obra, o livro-de-artista, qeu fazem uma afirmação da materialidade do livro”.

Por último, esse vídeo promocional da Cosac Naify traz um trecho do livro narrado, enquanto corre ao fundo o panorama da avenida niévsky (que, se olhar no google maps, não está muito diferente hoje do que na época de Gógol) conforme reproduzido no livro.




Elaine Ramos é formada em arquitetura na FAU-USP e sempre trabalhou com design editorial. É diretora de arte da Cosac Naify há 8 anos.

Gabriela Castro é formada em design pela ESPM e trabalha como designer da Cosac Naify há 4 anos.

Nenhum comentário:

AddThis