terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Para Gostar de Ler


A coleção Para Gostar de Ler também recebeu uma repaginada. O processo de reformulação começou em 2009, embora os livros tenham começado a sair no ano passado, cada capa com um ilustrador diferente, entre novos artistas e grandes nomes, conforme a estética que melhor traduz a obra - como no Histórias Divertidas, por exemplo, que segundo Fabrício Waltrick, editor de Literatura Juvenil e Paradidáticos da Ática, não havia escolha mais adequada que a do Laerte.





"A questão é inovar, mas sabendo da tradição da coleção", diz Waltrick. "É interessante observar isso na capa dos livros de Crônicas. Esses volumes (1 a 5), escritos por Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Rubem Braga, foram os primeiros da coleção, lançada nos anos 70. Eles já tinham muita tradição (todo mundo conhece a “capa do pintinho” ou a do “papai noel sendo preso”). Então na hora de reformular pedimos para que os artistas escolhidos (Jaca, Andrés Sandoval, Zanski, Rafael Silveira e Allan Sieber) fizessem uma releitura da mesma cena usada nas capas originais".




Segundo Mariana Newlands, a designer encarregada de criar o novo projeto gráfico de miolo e a estrutura das capas, a idéia era modernizar o visual da coleção mas manter uma unidade gráfica entre os gêneros. "Algo que remetesse ao conjunto mas mantendo uma identidade própria para cada um, de acordo com as necessidades de diagramação e volume de mancha gráfica de cada texto. Com relação às capas, a mesma coisa - manter um espaço livre para a entrada das ilustrações de estilo variado que seriam encomendadas para cada livro e trabalhar uma linguagem gráfica juvenil, com cores que acompanhassem a respectiva ilustração".
Abaixo, alguns exemplos da diagramação do miolo:



* Esse blog ficou parado no último mês não por falta de assunto, mas por falta de tempo e um pouco de cansaço pré-final de ano. Retomamos agora a nossa programação normal.

5 comentários:

Anônimo disse...

Definitivamente, a Ática tem feito reformulações cada vez mais esdrúxulas com as suas coleções. O tamanho das fontes do miolo está minúsculo, em coleções voltadas para incentivos à leitura nas escolas. Isso só desanima ainda mais os jovens que mal querem saber de ler!

Anônimo disse...

Que pena quando as mudanças são para pior...

Natasha disse...

A Coleção Para Gostar de Ler fez parte da minha infância, como acredito que fez parte da infância de muitas gerações. É maravilhoso vê-la assim, viva e de cara nova, indubitavelmente mais bonita. O livro com a capa do pintinho sempre foi meu preferido. A nova capa, reiterpretada pelo Jaca, ficou simplesmente sensacional!

Alberto disse...

Gostaria de parabenizar os editores da Ática pelas reformulações de coleções feitas recentemente. O novo projeto da coleção Para Gostar de Ler está fantástico. Os livros estão muito mais bonitos e adequados ao público alvo. Tanto as capas quanto o miolo me parecem ter sido super bem pensados. Sem contar os acabamentos, como o uso do papel pólen, por exemplo. As ilustrações das capas são lindas e a ideia de manter uma relação com as edições anteriores é incrível, pois mesmo estando com um cara super atual, a coleção permanece fiel à sua história, que marcou a leitura de muitos de nós na juventude.

Anônimo disse...

As mudanças são para pior....capas infantis, com desenhos ruins, para autores que não são infantis. RUIM.Falta compreensão do produto que apresentam.

AddThis